OEA aponta preocupações sobre a eleição brasileira e pede segurança jurídica para o segundo turno

Política

OEA aponta preocupações sobre a eleição brasileira e pede segurança jurídica para o segundo turno

Por Redação Villa UP • 07/10/2026 • 11 min de leitura

Relatório preliminar da missão de observação eleitoral cita judicialização da política, decisões judiciais, desinformação e manifestações de autoridades estrangeiras, mas não aponta fraude ou interferência estrangeira comprovada no processo eleitoral

A eleição brasileira de 2026 entrou em uma nova etapa com o início da disputa pelo segundo turno, mas o primeiro turno ainda está sendo analisado por observadores internacionais.

Em relatório preliminar divulgado em 6 de outubro, a Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) apontou uma série de aspectos positivos na organização das eleições, mas também registrou preocupações relacionadas à judicialização da política, à segurança jurídica das campanhas, ao ambiente digital e à participação de autoridades estrangeiras no debate eleitoral.

O documento não afirma que a eleição brasileira tenha sido fraudada, não questiona a validade do resultado do primeiro turno e também não apresenta evidências de interferência estrangeira comprovada no processo eleitoral.

A missão informou que continuará acompanhando o processo durante o segundo turno, marcado para 25 de outubro.

Uma missão internacional com 91 observadores

A presença da OEA no Brasil não começou depois da votação. A organização acompanhou diferentes etapas da preparação das eleições e enviou uma das maiores missões de observação eleitoral já realizadas no país.

Foram 91 observadores de 23 nacionalidades, distribuídos por 21 estados, pelo Distrito Federal e por seis cidades no exterior.

A equipe analisou diferentes áreas do processo eleitoral, incluindo organização e logística, tecnologia, Justiça Eleitoral, financiamento de campanhas, violência política, comunicação, redes sociais e desinformação.

Os observadores também realizaram reuniões com autoridades, partidos, candidatos, representantes da sociedade civil e outros setores envolvidos na eleição.

A missão foi liderada pelo chileno José Miguel Insulza, ex-secretário-geral da OEA e ex-ministro das Relações Exteriores do Chile.

Esta foi a quinta vez que a OEA enviou uma Missão de Observação Eleitoral ao Brasil. A organização já havia acompanhado as eleições gerais de 2018 e 2022 e as eleições municipais de 2020 e 2024.

O que a OEA elogiou

Apesar das críticas e dos pontos de atenção, o relatório não apresenta uma avaliação exclusivamente negativa da eleição brasileira.

A OEA descreveu a votação como uma jornada cívica e pacífica e reconheceu a capacidade técnica, logística e organizacional demonstrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelos Tribunais Regionais Eleitorais.

A missão também destacou que todas as seções eleitorais instaladas no Brasil e no exterior foram abertas no dia da votação.

Outro ponto citado foi a rapidez da apuração e da divulgação dos resultados.

Durante a noite do primeiro turno, houve uma interrupção temporária na atualização do portal público de resultados. Segundo os especialistas da missão, porém, o problema ficou restrito à atualização da plataforma de divulgação e não comprometeu a totalização dos votos, que continuou funcionando normalmente.

A OEA também destacou positivamente a participação de pesquisadores, acadêmicos e especialistas nos testes relacionados às urnas eletrônicas e o aumento do cadastro biométrico dos eleitores.

Judicialização entrou entre os principais pontos de preocupação

Um dos trechos que mais chamou atenção no relatório está relacionado à atuação do Judiciário durante a campanha.

Segundo a missão, diferentes forças políticas e representantes ouvidos pelos observadores demonstraram preocupação com aquilo que classificaram como “ativismo” ou “protagonismo judicial” de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A OEA afirmou que determinadas decisões monocráticas colocaram integrantes das duas Cortes no centro da disputa política e, em alguns casos, criaram condições de incerteza jurídica para os participantes do processo eleitoral.

A missão recomendou, diante desse cenário, que o segundo turno seja conduzido com “máxima segurança jurídica” para os candidatos e demais atores envolvidos.

A preocupação não significa que a OEA tenha concluído que o Judiciário favoreceu uma candidatura específica. O relatório registra percepções e situações observadas durante a campanha e aponta que decisões diferentes ou tomadas muito próximas da votação produziram dúvidas sobre as regras aplicáveis.

O caso Deltan Dallagnol

Um dos episódios mencionados no relatório foi o caso envolvendo o então candidato ao Senado Deltan Dallagnol, do Novo, no Paraná.

Na véspera da eleição, uma decisão do TSE havia negado o registro da candidatura e determinado que eventuais votos destinados a ele fossem considerados nulos.

Horas depois, já no dia da votação, o presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques, suspendeu os efeitos da decisão e determinou que os votos fossem contabilizados até uma decisão definitiva do plenário.

Dallagnol acabou eleito senador pelo Paraná, com aproximadamente 2,9 milhões de votos.

A OEA citou o episódio como exemplo de uma situação que, segundo os relatos recebidos pela missão, contribuiu para a percepção de insegurança jurídica durante a campanha.

A entidade também mencionou divergências envolvendo decisões sobre desinformação e debates eleitorais.

OEA também registrou preocupação com manifestações de autoridades estrangeiras

Outro ponto relevante do relatório está relacionado à participação de autoridades estrangeiras no debate sobre a eleição brasileira.

A missão afirmou ter identificado uma tendência crescente de chefes de Estado fazerem manifestações públicas sobre processos eleitorais de outros países.

Segundo a OEA, no caso brasileiro, esse tipo de manifestação teria chegado ao ponto de incluir insultos dirigidos a uma das candidaturas.

O relatório, entretanto, não identifica quem teria feito os insultos nem qual candidatura teria sido alvo.

A organização registrou que representantes políticos e da sociedade civil demonstraram preocupação com declarações e ações de atores internacionais que poderiam ter influenciado ou impactado a campanha.

Mas há uma diferença fundamental entre registrar a preocupação e comprovar uma interferência.

O próprio relatório não conclui que tenha ocorrido interferência estrangeira comprovada na eleição brasileira.

Além disso, o documento registra uma declaração do presidente do TSE, Kassio Nunes Marques, segundo a qual não foram constatados fatos que indicassem interferência estrangeira no processo eleitoral brasileiro.

Desinformação também aparece no relatório

A OEA apontou ainda a circulação de uma grande quantidade de informações falsas ou enganosas durante as semanas que antecederam a votação.

A entidade classificou como particularmente preocupante a disseminação de conteúdos falsos relacionados às eleições e de ataques considerados infundados contra o sistema eletrônico de votação.

Ao mesmo tempo, o relatório registra que houve opiniões divergentes sobre a forma como a Justiça Eleitoral enfrentou o problema.

De um lado, grupos ouvidos pela missão defenderam medidas para conter informações falsas, conteúdos violentos e materiais capazes de estimular ataques políticos.

De outro, algumas forças políticas e candidaturas afirmaram que determinadas medidas da Justiça Eleitoral poderiam restringir a liberdade de expressão e funcionar como uma forma de censura.

A OEA registrou os dois lados do debate, sem transformar essas alegações em uma conclusão de que tenha havido censura generalizada ou fraude eleitoral.

E as Forças Armadas?

Outro ponto que merece atenção é a participação dos militares.

A OEA destacou positivamente que, diferentemente de 2022, as Forças Armadas não participaram de atividades de fiscalização e auditoria do processo eleitoral neste ano.

Isso não significa, entretanto, que militares não tenham sido empregados durante o primeiro turno.

O Tribunal Superior Eleitoral autorizou o envio de tropas federais para apoiar a segurança da votação em 136 municípios de 12 estados.

Nesse caso, a atuação foi voltada à segurança e à manutenção da ordem, e não à fiscalização ou auditoria das urnas.

Essa distinção é importante para evitar a interpretação de que as Forças Armadas estiveram completamente ausentes das operações relacionadas às eleições.

O relatório aponta fraude?

Não.

Essa talvez seja a informação mais importante para interpretar corretamente o documento.

O relatório da OEA é preliminar e não afirma que houve fraude nas eleições brasileiras de 2026.

Também não declara que o resultado do primeiro turno esteja comprometido.

A missão registrou preocupações institucionais, políticas e jurídicas, mas, ao mesmo tempo, reconheceu a capacidade operacional da Justiça Eleitoral, classificou a jornada de votação como pacífica e afirmou que problemas registrados durante a divulgação dos resultados não afetaram a totalização dos votos.

Portanto, utilizar o relatório como prova de fraude eleitoral seria ir além do que o documento efetivamente afirma.

Da mesma forma, ignorar completamente as críticas apresentadas pela missão também significaria deixar de considerar uma parte importante de suas conclusões.

O que muda para o segundo turno?

A OEA permanecerá no Brasil para acompanhar a segunda etapa da eleição presidencial, marcada para 25 de outubro.

A principal recomendação institucional apresentada no relatório é que candidatos, partidos, autoridades e demais atores envolvidos no processo atuem com responsabilidade e respeito às instituições e à vontade dos eleitores.

A recomendação por maior segurança jurídica ganha relevância justamente porque o segundo turno colocará frente a frente os dois candidatos mais votados no primeiro turno, em uma disputa nacional que tende a aumentar a polarização política.

Para o eleitor, o relatório também reforça a importância de separar fatos comprovados, decisões judiciais, declarações políticas e interpretações feitas por diferentes grupos.

O que é fato e o que é interpretação?

Para entender o relatório sem cair em conclusões precipitadas, vale separar alguns pontos:

É fato: a OEA divulgou um relatório preliminar sobre o primeiro turno.

É fato: a missão teve 91 observadores de 23 nacionalidades.

É fato: a equipe acompanhou o processo em 21 estados, no Distrito Federal e em cidades no exterior.

É fato: o relatório registrou preocupações com judicialização, segurança jurídica, desinformação e manifestações de autoridades estrangeiras.

É fato: a OEA elogiou aspectos técnicos, logísticos e organizacionais das eleições.

É fato: a missão não apontou fraude eleitoral.

É fato: o relatório não comprovou interferência estrangeira no processo eleitoral.

É fato: a OEA continuará acompanhando o segundo turno.

Já expressões como “a eleição foi manipulada”, “houve fraude”, “o Judiciário favoreceu determinado candidato” ou “houve interferência estrangeira” são conclusões que não podem ser apresentadas como conclusões da OEA, porque não é isso que consta no relatório preliminar.

Por que o relatório merece atenção?

A importância do documento está justamente no fato de que ele apresenta uma avaliação externa sobre o processo eleitoral brasileiro.

A OEA não se limitou a analisar as urnas. A missão observou também o ambiente político, jurídico, tecnológico e comunicacional que envolveu a eleição.

O relatório mostra que o primeiro turno transcorreu de maneira organizada e pacífica, mas também registra que existem discussões relevantes sobre os limites da atuação judicial, a segurança jurídica das campanhas, o combate à desinformação e a influência de manifestações internacionais sobre processos eleitorais nacionais.

Essas questões continuarão presentes no segundo turno.

E, diante de uma eleição marcada por forte polarização, a principal contribuição de um relatório como esse talvez seja justamente estimular uma análise baseada em documentos, dados e fatos verificáveis, e não apenas nas narrativas produzidas pelos grupos que disputam a eleição.

Fontes e referências

Organização dos Estados Americanos (OEA), Relatório Preliminar da Missão de Observação Eleitoral das Eleições Gerais de 2026 no Brasil.

Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informações sobre a Missão de Observação Eleitoral da OEA e as Eleições Gerais de 2026.

Revista Oeste, cobertura do relatório da OEA e das recomendações para o segundo turno.

Gazeta do Povo, cobertura das observações da OEA sobre segurança jurídica, judicialização e o caso Deltan Dallagnol.

Jovem Pan, informações sobre a missão de observação eleitoral e o acompanhamento internacional das eleições.

Agência Brasil e CNN Brasil, cobertura do relatório preliminar e dos pontos positivos e de atenção apontados pela OEA.

COLUNISTA VILLA UP
Redação
Villa Up

Posts Similares